​                                                                                                                                                                                                                                         (33) 99106.5729 / (31) 99149.6384
                                                                                                                                                                                                                                    marliandrade@marliandrade.com.br

                                                                                                                                                                                                                                                ph@marliandrade.com.br
                                                                                                                                                                                                                                                                         
​​

 NOTÍCIAS 2017

 Junho de 2017 - Belo Oriente/MG

Foi realizada na sede da SMECEL a 1ª reunião técnica entre Marli Andrade Gestão Intra e Interpessoal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Belo Oriente/MG para o início da prestação de serviço e assessoria com o objetivo de atender demandas do Plano Municipal de Educação, no âmbito do eixo Educação do Protocolo de Intenções celebrado entre o Instituto CENIBRA e a Prefeitura Municipal, inclusive com a confirmação da adesão do município à 3ª Edição do Projeto Cultural "Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página".

 

Participaram da atividade a Secretária Municipal Lilian de Lima Carvalho dos Anjos, a Gerente de Políticas Pedagógicas Educacionais Maria Ivanete Hermógenes, a Pedagoga Dorcilene Oliveira Diniz, a Psicanalista Marli Andrade e o Gestor de projetos Paulo Henrique Silva, com contribuições e apoio da Gerente de Cultura Tatiane de Melo Santos.

 

1ª reunião técnica.jpg

Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer Lílian Carvalho, Ivanete e Dorcilene - Área Pedagógica da SMECEL, Vereador Juscelino, Prefeito Hamilton, Psicanalista Marli Andrade e Gestor de projetos Paulo Henrique.

 Maio de 2017 – Capelinha/MG

 Projetos de Incentivo à Leitura em parceria com a E. E. Doutor Juscelino Barbosa

 Oficina “Construção do ambiente Psicossocial-Motor-Alfabetizador”

 Maio de 2017 – Capelinha/MG

 Projetos de Incentivo à Leitura em parceria com a E. E. Doutor Juscelino Barbosa

 Oficina "Equilíbrio emocional e valorização profissional”

 Maio de 2017 – Capelinha/MG

 Projetos de Incentivo à Leitura em parceria com a E. E. Doutor Juscelino Barbosa


 * Oficininhas de Leitura com os livros da Coleção “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para os

alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.


 * Oficinas “Autoconhecimento” com os alunos do 6º ao 9º ano Ensino Fundamental II.


 * Palestra “O doce desafio de alinhar a comunicação entre família/escola/criança” para os familiares dos alunos do Ensino Fundamental I.


 * Palestra “Compreendendo a mente do filho adolescente” para familiares dos alunos do Ensino Fundamental II.

 Abril de 2017 – Capelinha/MG

 Projetos de Incentivo à Leitura em parceria com a E. E. Doutor Juscelino Barbosa


 * Abertura do Projeto “Criança que lê” para os alunos do Ensino Fundamental I.


 * Oficininhas “Produção de Texto Coletiva “ com as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.


 * Abertura do Projeto “Jovem que lê o mundo” para os alunos do Ensino Fundamental II.


 * Oficinas “Símbolos e suas Leituras” com os alunos do 6º ao 9º ano Ensino Fundamental II.

 Abril de 2017 – Capelinha/MG

 Parlamento Jovem de Minas 2017 – Educação Política Conhecer e Participar

 Palestra “Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens”

 Março de 2017 – Capelinha/MG

 Parceria para execução de projetos com a Escola Estadual Doutor Juscelino Barbosa

Marli Andrade Gestão Intra e Interpessoal firmou parceria com a Escola Estadual Doutor Juscelino Barbosa, estabelecida no município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha/MG, para a execução dos Projetos de Incentivo à Leitura “Criança que lê” e “Jovem que lê o mundo”.


A abertura foi com a palestra “Somos todos Educadores”, ministrada para todos os funcionários da Escola, que abordou os benefícios da atuação por meio da transversalidade para o alcance dos objetivos específicos de cada setor, o que impacta positivamente em toda a sociedade, criando um ciclo contínuo e eficaz do ponto de vista educacional.


Estão previstas várias ações técnicas que serão realizadas no decorrer do ano letivo de 2017, com conteúdo programático específico para o público atendido, divididas entre palestras para pais e familiares do alunado, oficinas para educadores e oficinas para os alunos do Ensino Fundamental I e II.


A parceria tem o objetivo de contribuir no processo de incentivo à leitura como vetor do desenvolvimento Educacional, Psicossocial e Profissional dos participantes, e para o fortalecimento de vínculos entre os alunos e seus familiares, destes com os educadores e entre os próprios funcionários da Escola Estadual Doutor Juscelino Barbosa.


 Fevereiro de 2017 – Capelinha/MG

 Abertura do Programa de Orientação Profissional - Câmara Municipal 

Em parceria com o mandato do Vereador Gedalvo Fernandes e com o apoio da Câmara Municipal de Capelinha, a Psicanalista Marli Andrade ministrou a palestra “Equilíbrio emocional e orientação profissional” para estudantes e convidados durante evento inicial do "Programa de Orientação Profissional" que será desenvolvido por Marli Andrade Gestão Intra e Interpessoal, empresa especializada em treinamentos e qualificação profissional.


Atualmente, há uma demanda altíssima por orientação com relação à escolha profissional, em razão do mercado ser mutável e as exigências cada vez maiores.


Neste contexto, o "Programa de Orientação Profissional" ofertará aos jovens capelinhenses palestras e oficinas com conteúdo programático sobre a busca do equilíbrio emocional, autoconhecimento e compreensão da compatibilidade de seus potenciais com a realidade do mercado de trabalho.

  Fevereiro de 2017 – Itaguara/MG

 Abertura do ano letivo da Rede Pública de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Itaguara, município localizado na região Metropolitana de Belo Horizonte, promoveu o encontro dos profissionais das Redes Municipal e Estadual de Educação para participarem da palestra ministrada pela Psicanalista Marli Andrade sobre o tema “Valorização profissional e fortalecimento de vínculos”.


O evento marcou o início do ano letivo no município e oportunizou o encontro para atividades que evidenciaram a importância da atuação conjunta dos profissionais da Rede Pública de Educação.


No período da tarde foi realizada a oficina “Análise de ambiente no âmbito da Educação Municipal", com a participação das lideranças da Rede Municipal de Educação, com foco no diagnóstico da realidade local para o planejamento de ações que proporcionem instrumentos para aplicação de Gestão de qualidade.

 Janeiro de 2017 – Brasília/DF

 Psicanalista Marli Andrade aprova junto ao Ministério da Cultura Projeto Cultural que  beneficiará adolescentes

A Psicanalista Marli Andrade é a proponente do Projeto Cultural “Jovem que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, que promoverá a publicação e distribuição de seu livro "Jovem que lê o mundo", sendo que 3.000 adolescentes serão presenteados com exemplares da obra e participarão de encontros com a autora que ministrará palestras sobre questões relativas à sinergia entre projeto de vida e desenvolvimento cultural, proporcionando a ampliação da visão sobre a importância de compreender a missão individual nesta vida e o quão é relevante a ação de cada sujeito para o desenvolvimento cultural do meio em que vive. Convidando o jovem para uma viagem empolgante e esclarecedora sobre os mecanismos para preservação cultural de seu povo.

  

O Projeto Cultural, através do estímulo aos jovens para a leitura e a escrita, é uma contribuição para a construção de uma sociedade mais equilibrada emocionalmente e conceituado nas áreas da Psicologia Social e da Psicanálise, proporcionando técnicas para que sejam modificados os olhares com relação à cultura local e às ações de coletividade, incentivando-os à inserção de seus sonhos e às ações de valorização da cultura, fomentando oportunidades de desenvolvimento intelectual, emocional e, por conseguinte, profissional; uma vez que desenvolverão seus projetos de vida a partir da sensibilidade, respeito e valorização da cultura em que foram criados.

 Janeiro de 2017 – Brasília/DF

 Ministério da Cultura publica portaria autorizando a 3ª Edição do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade  melhor a cada página”

O Ministério da Cultura aprovou a 3ª Edição do Projeto Cultural da Psicanalista Marli Andrade que, mais uma vez, presenteará alunos da Educação Infantil de Redes Municipais de Ensino e APAEs com exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”.


Esta edição do Projeto Cultural traz como novidade o lançamento da versão audiolivro da Coleção Cultural que será distribuída aos alunos especiais matriculados em APAEs e no Atendimento Educacional Especializado – AEE de Redes Municipais de Ensino.


A metodologia segue a mesma adotada nas edições anteriores e serão realizadas diversas atividades de qualificação, entre palestras e oficinas, com os familiares dos alunos beneficiados e com os profissionais que atuam com este público, além de Educadores das áreas da Cultura, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, inclusive Conselhos Municipais, de acordo com o conceito de transversalidade nas Políticas Públicas e o fortalecimento de vínculos com as Comunidades atendidas.


A coordenação do Projeto Cultural estima a participação de até 6.000 pessoas nas atividades que serão desenvolvidas em oito municípios do interior de Minas Gerais e a distribuição de produtos culturais será de 4.000 exemplares de livros impressos e 500 exemplares da versão audiolivro. Todas as obras são de autoria da Psicanalista Marli Andrade e estão divididas entre a Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” – em duas versões: impressa e audiolivro – e o livro “Lili e Tedy do Educador”.