​                                                                                                                                                                                                                                         (33) 99106.5729 / (31) 99149.6384
                                                                                                                                                                                                                                    marliandrade@marliandrade.com.br

                                                                                                                                                                                                                                                ph@marliandrade.com.br
                                                                                                                                                                                                                                                                         
​​

NOTÍCIAS 2015

 30 de novembro de 2015 – Vale do Rio Doce/MG

 Marli Andrade encerra edição 2015 do Projeto Cultural que presenteou mais de 3.000  crianças com  Coleção Cultural de sua autoria

A edição 2015 do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” presenteou mais de 3.000 crianças, com idade entre 3 e 7 anos e também os alunos das APAEs e salas de recurso das Redes Municipais de Ensino, com exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”.


Com a realização de diversas atividades nos municípios de Açucena, Braúnas, Bom Jesus do Galho, Coluna, Coroaci, Divinolândia de Minas, Ferros, Joanésia, Materlândia, Peçanha, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Senhora do Porto e Virgolândia, foram qualificados mais de 400 profissionais da Educação, sendo que a grande maioria dos Educadores atua com Educação Infantil. Ao todo foram realizadas mais de 80 ações técnicas, com carga total acima de 160 horas.


O projeto fomentou ainda o envolvimento de pais, familiares, educadores e crianças em apresentações culturais por meio de teatro e música durante a execução das atividades nos municípios. Estas situações comprovaram os benefícios do projeto junto à sociedade, proporcionando o acesso à cultura como meio para a melhoria nas relações interpessoais e no fortalecimento de vínculos entre a sociedade e as escolas, principalmente moradores das zonas rurais dos municípios, compreendendo a importância do incentivo à leitura na primeira infância como vetor do desenvolvimento intelectual e psicossocial das crianças, seus pais e familiares.


O Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” é uma iniciativa da Psicanalista Marli Andrade, com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, patrocínio da CENIBRA, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto CENIBRA.

 28 de novembro de 2015 – Curvelo/MG

 Encontro Sicoob Credicentro: “Desenvolvimento pessoal, valorização profissional e  fortalecimento de vínculos”

Com o objetivo de proporcionar à sua equipe o contato com técnicas para que cada colaborador possa identificar seu próprio perfil e dialogar sobre o desafio Psicossocial nas interações profissionais, o Sicoob Credicentro reuniu sua equipe de profissionais e a Diretoria da Instituição para uma ação de qualificação sobre Desenvolvimento Humano e Profissional.


No auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL de Curvelo estiveram presentes os profissionais que atuam no Centro Administrativo do Sicoob Credicentro e nas Agências localizadas em Curvelo, Felixlândia, Gouveia, Monjolos, Morro da Garça, Presidente Juscelino e Santo Hipólito.


A programação da atividade foi desenvolvida para apresentar fundamentação teórica da proposta de Assessoria em Desenvolvimento Humano e Profissional à luz da Psicanálise e da Psicologia Social, por meio de modalidade motivacional, com intuito de despertar o interesse individual para a busca do equilíbrio emocional e a sinergia da equipe para alcance dos resultados desejados pela Instituição.

 19 de novembro de 2015 – Divinolândia de Minas/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Nos dias 18 e 19 de novembro, Divinolândia de Minas recebeu a equipe técnica do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, que é uma iniciativa da psicanalista Marli Andrade, com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, patrocínio da CENIBRA e apoio do Instituto CENIBRA, para a realização da segunda etapa de atividades no município.


A Secretária Municipal de Educação Maria Beatriz da Silva recepcionou os participantes no Polo do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB localizado na Escola Municipal Rui Barbosa, onde foram realizadas as ações de qualificação.  


Na oficina “Conceitos, estratégias e práticas Psicossociais e Psicomotoras para a construção do Ambiente Psicossocial-Motor-Alfabetizador”, os profissionais da Educação Infantil e convidados participaram de atividade que dialogou sobre a inserção do incentivo à leitura e da ludicidade como vetores do desenvolvimento das crianças da Primeira Infância.


A atividade para as Famílias dos alunos, profissionais da Primeira Infância e profissionais da Secretaria de Educação, foi uma palestra proferida pela Psicanalista Marli Andrade sob o tema “O doce desafio de alinhar a comunicação entre Família, Criança e Escola”.


Para as crianças do Maternal II e 1º e 2º períodos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino foram destinados quatros momentos para presenteá-las com exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”.


Nas Escolas Municipais Rui Barbosa, Tito Alves Pinto Junior, Monsenhor Domingos e no Centro Municipal de Educação Infantil Crescer, mais de 220 crianças com idade entre 3 e 5 anos foram  beneficiadas pelo projeto. Os alunos das Escolas Municipais da Zona Rural também receberam seus exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”.

 17 de novembro de 2015 – Materlândia/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

A Secretária Municipal de Educação Romilde Aparecida Pimenta organizou a realização da segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” de tal forma que todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino pudessem participar, liberando-os do dia de trabalho e recepcionando-os no salão do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social para as atividades.


A Secretária Romilde Pimenta fez a abertura dos trabalhos e estiveram presentes o Prefeito Marques Serafim de Pinho e a Secretária de Governo Kelly Cristina Magalhães de Oliveira.


A Psicanalista Marli Andrade proferiu a Palestra “Transformações que transformam o “ser”, o “comportamento” e a “sociedade” – Resgatando a real posição do Educador”, apresentando relatos das transformações que vêm modificando os seres e influenciando seus sentimentos com relação à área da Educação.


A programação foi sequenciada no período da tarde com a oficina “Conceitos, estratégias e práticas Psicossociais e Psicomotoras para a construção do Ambiente Psicossocial-Motor-Alfabetizador” para os Profissionais da Educação Infantil.


A noite foi reservada para familiares dos alunos e profissionais da Primeira Infância, além dos convidados, que foram contemplados com a palestra “O doce desafio de alinhar a comunicação entre Família, Criança e Escola”. A presença de pais e familiares foi marcante, pois compareceram em bom número e participaram ativamente da atividade.


No dia seguinte, nas dependências da Escola Municipal Sagarana, foi realizada a entrega dos exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para crianças com idade entre 4 e 5 anos e matriculadas na Rede Municipal de Ensino, sendo que mais de 120 crianças foram presenteadas, inclusive as que estudam em escolas da zona rural do município.

 07 de novembro de 2015 – Ferros/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Em Ferros, cidade natal do escritor Roberto Drummond, autor do romance Hilda Furacão, a programação da segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” privilegiou comunidades da zona rural do município. Foram proferidas palestras para Educadores e Familiares dos alunos sob o tema “O doce desafio de alinhar a comunicação entre Família, Criança e Escola”.   As comunidades visitadas foram o Povoado do Barro Branco – Distrito de Cubas, a Fazenda União - Distrito de Borba Gato, o Distrito de Esmeraldas de Ferros e a Escola Municipal Felicíssimo Martins Quintão, localizada as margens da BR 120. Após as palestras proferidas pela Psicanalista e Doutora em Psicologia Social Marli Andrade, crianças das comunidades, matriculadas no Maternal II e nos 1º e 2º períodos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e com idade entre 3 e 5 anos, foram presenteadas com exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”.


Na sede do município as atividades foram realizadas no Centro Cultural Roberto Drummond e contemplaram um Encontro com Educadores da Rede Municipal de Ensino e a entrega dos exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para as professoras dos alunos matriculados no Maternal II e nos 1º e 2º períodos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino para realizarem, posteriormente, as entregas para as crianças.


O Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com patrocínio da CENIBRA, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto CENIBRA.

 04 de novembro de 2015 – Peçanha/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

O mês de novembro marca o final da execução da segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, que é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com patrocínio da CENIBRA, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto CENIBRA.


Serão os quatro últimos municípios beneficiados com o projeto que receberão a equipe técnica responsável pelas ações, bem como a distribuição gratuita da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para todas as crianças com idade entre 4 e 5 anos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de cada localidade.  


Nos dias 3 e 4 Peçanha foi a cidade contemplada e a Secretaria Municipal de Educação recebeu os participantes da oficina “Conceitos, estratégias e práticas Psicossociais e Psicomotoras para a construção do Ambiente Psicossocial-Motor-Alfabetizador” na Casa da Cultura. Compareceram os profissionais da Educação Infantil, representantes da APAE, além dos convidados e lideranças da área da Educação.


O segundo dia de atividades foi iniciado com a Palestra “Família na Escola” proferida pela Psicanalista Marli Andrade no auditório da Câmara Municipal e que contou com a presença de familiares dos alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.     


No encerramento do projeto em Peçanha mais de 400 crianças da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, e também alunos da APAE, foram presenteados com exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”.

 23 de outubro de 2015 – Açucena/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

A agenda de outubro da segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” foi encerrada em Açucena com atividades realizadas na Câmara Municipal que contaram com a presença de profissionais da Educação, pais e familiares dos alunos da Rede Municipal de Ensino e convidados. A Analista de Relações Institucionais Márcia Rocha representou a CENIBRA, empresa patrocinadora, e o Instituto Cenibra, entidade apoiadora do projeto.


A Secretária Municipal de Educação Adriana Daygre Magalhães Siman fez a abertura oficial e a Psicanalista Marli Andrade proferiu a palestra "Transformações que transformam o ser, o comportamento e a sociedade - resgatando a real posição do Educador" para os profissionais da Educação, apresentando as transformações que vêm “modificando” os seres e influenciando seus sentimentos com relação ao ensino e suas consequências.


Os profissionais da Educação Infantil foram contemplados com a oficina "Estímulos e respostas para a construção da Educação de qualidade que começa na Educação Infantil". O enfoque do conteúdo programático da atividade foi de contribuição para a construção de um Ambiente Psicossocial-Motor-Alfabetizador, com estratégias que fomentam o fortalecimento de vínculos entre alunos, famílias e escola.


Pais e familiares, especialmente os do alunado da Primeira Infância, participaram da palestra “O doce desafio de alinhar a comunicação entre Família, Criança e Escola” que abordou a influência do inconsciente nas interações pessoais, demonstrando as transformações que ocorrem no cérebro dos pais com a chegada do bebê, bem como estratégias para compreendê-los melhor e ajuda-los em seu desenvolvimento.


Encerrando a execução do projeto em Açucena, foram distribuídos, gratuitamente, exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para todas as crianças com idade entre 3 e 5 anos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.


O Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com patrocínio da CENIBRA, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto CENIBRA.

 21 de outubro de 2015 – Santo Antônio do Itambé/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Nos dias 20 e 21 de outubro o município de Santo Antônio do Itambé recebeu a segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, que é uma iniciativa da psicanalista Marli Andrade, com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, patrocínio da CENIBRA e apoio do Instituto CENIBRA.


Contando com o apoio da Câmara Municipal, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, liderada pela Secretária Cláudia Aparecida Dangelis Gonzaga, organizou as atividades nas dependências da Casa Legislativa do município.


O primeiro dia foi dedicado aos profissionais da Educação e APAE, sendo que na abertura dos trabalhos foi ministrada a palestra “Valorização profissional, resgatando o papel do Educador”. Na sequência da programação, os Profissionais da Educação Infantil e da APAE, além de convidados, participaram da oficina "Estímulos e respostas para a construção da Educação de qualidade que começa na Educação Infantil" com o objetivo de instrumentalizar os profissionais com técnicas psicossociais para a construção de um Ambiente Psicossocial-Motor-Alfabetizador e para a utilização da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” em sala de aula, com a distribuição dos kits “Lili e Tedy do Educador”.


A primeira atividade do segundo dia foi com a palestra “Família na Escola”, contando com um número expressivo de pais e familiares do alunado da Rede Municipal de Ensino, além de profissionais da Educação. Alunos da APAE e seus familiares também marcaram presença e participaram de forma efetiva, contribuindo para o diálogo acerca do tema desenvolvido.


O encerramento do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” no município de Santo Antônio de Itambé foi com a cerimônia de entrega dos exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” aos alunos do Maternal II, dos 1º e 2º períodos da Educação Infantil e aos alunos da APAE, seguida da confraternização entre pais e familiares, alunos e profissionais da Educação.

 14 de outubro de 2015 – Rio de Janeiro/RJ

 4º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política da Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Tupaciguara, município localizado no Triângulo Mineiro, representada pelo Secretário de Desenvolvimento Social Francisco Neto, apresentou como caso exitoso durante o 4º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política da Assistência Social, na categoria Programas Municipais Intersetoriais, o Projeto “Crianças do futuro educadas por mães do agora”, executado durante a 1ª Semana Psicossocial de Tupaciguara que foi realizada em fevereiro de 2015 e oportunizou por meio de encontros, debates, palestras e oficinas, a abordagem de temas relativos aos benefícios da leitura para crianças da primeira infância, além de disponibilizar para 1.000 crianças da Rede Municipal de Ensino a Coleção Cultural "As minhas aventuras com Lili e Tedy", contendo dez livros para ler, desenhar e colorir.

 09 de outubro de 2015 – Rio Vermelho/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

A abertura das atividades da segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” em Rio Vermelho ocorreu na manhã do dia 8 de outubro nas dependências da Escola Municipal João Antônio Carvalhais – Centro.  A Psicanalista Marli Andrade, autora da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”, proferiu palestra para Pais e familiares dos alunos da Rede Municipal de Ensino e também para Educadores e convidados.


Contando com a presença do Prefeito Municipal Djalma de Oliveira, do Secretário de Educação Geraldo Santos e do Secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural Rodrigo Leal, o diálogo sobre o tema “O doce desafio de alinhar a comunicação entre Família, Criança e Escola” foi riquíssimo e contou com a participação ativa dos Pais e familiares presentes. Após a palestra foram entregues os exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” aos alunos dos 1º e 2º períodos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, matriculados na zona urbana do município.


No período da tarde foi realizada uma oficina para Profissionais da Educação Infantil, da APAE e convidados sobre o tema “Ambiente Psicossocial-Motor-Alfabetizador” com a inserção do incentivo à leitura e da ludicidade como vetores do desenvolvimento das crianças da Primeira Infância. Após a atividade, Educadores das Escolas Municipais da zona rural receberam os exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para distribuí-los aos alunos dos 1º e 2º períodos da Educação Infantil das unidades em que atuam.


No dia seguinte a primeira atividade foi visita à APAE, com uma prosa com os alunos matriculados na Instituição e a entrega dos exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”. A satisfação do alunado foi emocionante e de imediato passaram a degustar o material com que foram presenteados.


As ações do projeto no município culminaram com atividades nas Comunidades Rurais de Mundo Velho - Escola Municipal Marcolina Dumont Lessa e Matão - Escola Municipal Santos Costa. Em ambas as localidades ocorreram encontros com os Pais e familiares dos alunos da Educação Infantil com o diálogo sobre a importância do incentivo à leitura para o desenvolvimento intelectual das crianças e no auxílio ao processo de aprendizagem. Os exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” foram distribuídos aos alunos de 4 e 5 anos de idade.


Ao final, o Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, que é uma iniciativa da psicanalista Marli Andrade, com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, patrocínio da CENIBRA e com o apoio do Instituto CENIBRA, beneficiou, aproximadamente, 400 alunos da Rede Municipal de Ensino e APAE de Rio Vermelho.

 07 de outubro de 2015 – Coluna/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

A agenda de outubro da segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” foi iniciada pelo município de Coluna, com atividades distribuídas em uma programação com três dias de duração.


Duas comunidades rurais foram contempladas com palestras para pais e familiares dos alunos da Rede Municipal. Na comunidade Quilombola da região do Suaçuí, a atividade foi realizada na Escola Municipal Teodomiro Teixeira. Na região dos Piaus, pais e familiares se reuniram na Escola Municipal João Júlio de Oliveira. Após as palestras foram distribuídos os exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para os alunos do 1º e 2º períodos da Educação Infantil.  


Na sede do município a primeira ação foi de entrega dos exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” aos alunos da APAE. No decorrer da programação do projeto, ocorreram atividades no Salão Paroquial. Com a presença dos Educadores da Rede Municipal de Ensino e convidados foi realizada a oficina “Conceitos, estratégias e práticas Psicossociais e Psicomotoras para a construção do Ambiente Psicossocial-Motor-Alfabetizador”. Pais e familiares foram contemplados com a palestra “O doce desafio de alinhar a comunicação entre Família, Criança e Escola”.


A culminância do projeto contou com a presença dos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Anjinhos da Terra, que receberam, gratuitamente, seus exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”.


O Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” é uma iniciativa da psicanalista Marli Andrade, com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, patrocínio da CENIBRA e com o apoio do Instituto CENIBRA e da Prefeitura Municipal, através do Departamento Municipal de Educação.

 03 de outubro de 2015 – Montes Claros/MG

 Encontro Sicoob Credinosso: “Desenvolvimento pessoal, valorização profissional e  fortalecimento de vínculos”

O Sicoob Credinosso reuniu sua Equipe de Profissionais e a Diretoria da Instituição para uma ação de qualificação com a Psicanalista Marli Andrade.


Com conteúdo dinâmico e interativo, a programação da atividade foi desenvolvida com foco no autoconhecimento e no desenvolvimento humano, apresentando técnicas para a busca do equilíbrio emocional nas relações interpessoais.


O local escolhido pelo Sicoob Credinosso foi o Bonjuá Hotel Fazenda, o que proporcionou um clima de imersão e facilitador para internalização dos temas apresentados, além de estimular as interações e o fortalecimento de vínculos entre aos participantes.

 01 de outubro de 2015 - Angelândia/MG

 Projeto “Cidadania, Respeito e Valores”

Em uma iniciativa do SindUTE – Subsede de Capelinha em parceria com a Escola Estadual Augusto Barbosa, Marli Andrade proferiu uma palestra à luz da Psicanálise e da Psicologia Social dentro da temática do Projeto “Cidadania, Respeito e Valores”, com foco na necessidade da concentração para o bom desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão inserido na sociedade.  

 25 de setembro de 2015 – Virgolândia/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Em Virgolândia, a segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada nas dependências do Salão Paroquial durante os dias 24 e 25 de setembro.

 

A agenda de atividades foi intensa e contou com a participação efetiva de Pais e Familiares dos alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. A abordagem contemplou a importância do incentivo à leitura, das brincadeiras e de práticas com ludicidade – jogos, música, dança, teatro – para o melhor desenvolvimento das crianças e como estratégia para criar e fomentar um ambiente psicossocial-motor-alfabetizador.

 

A culminância das atividades no município foi com a entrega de exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para todas as crianças da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e alunos da Sala de Recurso.

 

Virgolândia foi o sexto município do Vale do Rio Doce a receber a segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” que é uma iniciativa da psicanalista Marli Andrade, com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, patrocínio da CENIBRA e apoio do Instituto CENIBRA.

 23 de setembro de 2015 – Coroaci/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

A continuidade da segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” ocorreu no município de Coroaci com as atividades que foram realizadas na Escola Municipal Dom Bosco.


Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Pais e Familiares do alunado da Educação Infantil, profissionais da Educação e profissionais da Primeira Infância participaram de palestras e oficina com conteúdos que abordaram o desenvolvimento das crianças através do incentivo à leitura, com abordagem psicossocial com foco no fortalecimento de vínculos.


Foram distribuídos, gratuitamente, exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para todas as crianças da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.


O Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” é uma iniciativa da psicanalista Marli Andrade, com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, patrocínio da CENIBRA e apoio do Instituto CENIBRA.

 16 de setembro de 2015 – Senhora do Porto/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Senhora do Porto/MG foi o quarto município do Vale do Rio Doce que recebeu a segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”.


Entre os dias 14 e 16 de setembro foram realizadas diversas atividades com temas específicos para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, para Famílias e Educadores que atuam com a Primeira Infância, alunos adolescentes da Rede Pública Municipal de Ensino e Lideranças da área Educação.


As ações técnicas foram programadas em Oficinas, Palestras e Encontros, culminando com a entrega da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para o alunado da Educação Infantil e do 1º e 2º períodos do Ensino Fundamental I, inclusive nas comunidades rurais de São José do Jacaré e Santa Terezinha.


O Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, parceria entre a Psicanalista Marli Andrade e a CENIBRA, com apoio do Instituto CENIBRA, oportunizou qualificação aos profissionais da Educação, bem como atividades para disseminação de estratégias para o fortalecimento de vínculos e de incentivo à leitura como vetor de desenvolvimento das crianças da primeira infância.

 11 de setembro de 2015 – Braúnas/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Nos dias 10 e 11 de setembro, Braúnas - MG, município localizado na microrregião de Guanhães, no Vale do Rio Doce, recebeu a segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, sendo uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio da CENIBRA, apoio do Instituto CENIBRA e da Prefeitura de Braúnas, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.


Durante dois dias, no auditório da Escola Municipal Fernando Moreira Pinto, a equipe técnica do projeto realizou qualificação para os profissionais da Educação, além do contato com pais e familiares dos alunos da Educação Infantil.


Foram distribuídos, gratuitamente, exemplares da Coleção Cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy”, de autoria da Psicanalista Marli Andrade, para os alunos do 1º e 2º períodos da Educação Infantil e para os alunos especiais atendidos pela Rede Municipal de Educação.


Manifestando a satisfação pelas atividades realizadas, a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosali Aguiar da Silva Guimarães, gentilmente presenteou cada membro da equipe técnica do projeto com uma fotografia coletiva da equipe da Educação participante da qualificação.

 09 de setembro de 2015 – Joanésia/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

O município de Joanésia/MG, localizado no Vale do Rio Doce, na microrregião de Ipatinga, recebeu no dia 9 de outubro a segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”.


A equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Petrina Ricardo deu vida à Lili e Tedy, personagens da Coleção Cultural Infantojuvenil “As minhas aventuras com Lili e Tedy”, emocionando a todos.


A partir dos títulos dos livros “O meu jeitinho de ser”, “As poderosas palavrinhas mágicas” e “Amiguinhos do meu coração”, por meio de poesia, música, dança e teatro, as crianças apresentaram suas habilidades e compreensão da proposta dos livros e do projeto, de forma clara e prazerosa.


De autoria da Psicanalista Marli Andrade, com patrocínio da CENIBRA e apoio do Instituto CENIBRA e da Prefeitura de Joanésia, através da Secretaria Municipal de Educação, o projeto realizou qualificação aos profissionais da Educação Infantil por meio da oficina “Conceitos, estratégias e práticas Psicossociais e Psicomotoras para a construção do Ambiente Psicossocial-Motor-Alfabetizador”.


A culminância do projeto foi com a entrega da Coleção Cultural Infantojuvenil “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para os alunos do 1º e 2º períodos da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação.

 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 - Betim/MG

 Nemak SIPAT 2015 "Vida Saudável - Vida Segura"

​​A Nemak, especializada na produção de componentes de alumínio para a indústria automobilística, promoveu a SIPAT 2015 "Vida saudável - Vida segura", que contou com palestras da Psicanalista Marli Andrade sobre o tema "Equlíbrio emocional: Vida segura, família saudável".


A abordagem psicossocial apresentou estratégias para a compreenssão da influência do inconsciente durante o desempenho das tarefas do dia a dia, disponibiizando estratégias para o alcance do autoconhecimento, equilíbrio emocional e melhoria nas relações interpessoais, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar, impactando diretamente na atenção referente à segurança do trabalho e na qualidade de vida dos funcionários.

 26 de agosto de 2015 - Bom Jesus do Galho/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

O município de Bom Jesus do Galho/MG, localizado no colar metropolitano do Vale do Aço, na microrregião de Caratinga, recebeu, entre os dias 26 e 28 de agosto, a segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”.


De autoria da Psicanalista Marli Andrade, com patrocínio da CENIBRA e apoio do Instituto CENIBRA e da Prefeitura de Bom Jesus do Galho, através do Departamento Municipal de Educação, o projeto oportunizou ações técnicas de qualificação aos profissionais da Educação, bem como atividades para disseminação de estratégias para o fortalecimento de vínculos e de incentivo à leitura como vetor de desenvolvimento das crianças da Primeira Infância, promovendo oficinas para os profissionais da Educação e palestras para Pais e Familiares do alunado da Rede Municipal de Ensino.


Foram aproximadamente 20 horas de programação, distribuídas durante os três dias, com conteúdo específico para cada público atendido, inclusive com atividade realizada no Distrito de Revés de Belém.

 01 de agosto de 2015 – Vale do Rio Doce/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

A partir do mês de agosto será executada a segunda etapa do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, com ações técnicas que serão realizadas nos 14 municípios beneficiados.  


A etapa de Produção / Execução contará com programações e atividades foram definidas em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e serão desenvolvidas respeitando as características de cada localidade e de acordo com as demandas apresentadas, sendo direcionadas para as Comunidades Escolares.


Além das atividades programadas, com palestras e oficinas, o Projeto irá distribuir gratuitamente a Coleção Cultural 'As minhas aventuras com Lili e Tedy', de autoria de Marli Andrade, para 3.000 crianças da Educação Infantil das Redes Municipais de Ensino e APAEs de Açucena, Braúnas, Bom Jesus do Galho, Coluna, Coroaci, Divinolândia de Minas, Ferros, Joanésia, Materlândia, Peçanha, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Senhora do Porto e Virgolândia.


Com a realização do Ministério da Cultura, a CENIBRA patrocina o projeto através da Lei de Incentivo à Cultura e o Instituto CENIBRA é instituição apoiadora, reforçando o espírito de parceria com foco na Educação Infantil, inclusive com atividades para Pais e Familiares do alunado beneficiário, sendo que o término da execução do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” será em novembro de 2015.

 09 de julho de 2015 – Vale do Rio Doce/MG

 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Durante os meses de junho e julho foram realizadas as visitas aos municípios beneficiados com o Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”.


As Redes Municipais de Educação conheceram os objetivos e as atividades que serão realizadas durante a etapa de Produção ‐ execução, fase seguinte da execução do cronograma das ações técnicas em cada cidade.


Os contatos foram realizados nas Secretarias Municipais de Educação de Açucena, Braúnas, Bom Jesus do Galho, Coluna, Coroaci, Divinolândia de Minas, Ferros, Joanésia, Materlândia, Peçanha, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Senhora do Porto e Virgolândia.


No diálogo com gestores, supervisores e especialistas em Educação, foram identificadas as características de cada localidade e as realidades locais, além de socializados os pontos que serão trabalhados para o alcance dos resultados desejados por todos os envolvidos no Projeto.


Pontos importantes foram esclarecidos, como a realização do Governo Federal - através do Ministério da Cultura, o patrocínio da CENIBRA - através da Lei de Incentivo à Cultura e o apoio do Instituto CENIBRA, reforçando o espírito de parceria com foco na Educação Infantil, inclusive com atividades para Pais e Familiares do alunado beneficiário, ressaltando-se a importância das próximas ações serem realizadas de tal forma que contemplem o maior número possível de participantes nas atividades, inclusive nas comunidades localizadas nas zonas rurais dos municípios.


Serão palestras e oficinas com conteúdo programático específico e cronograma construído pelos municípios.


A etapa de Pré-produção – preparação será finalizada em 31 de julho, prazo em que as adesões serão formalizadas, pois o Projeto já foi acolhido por todos os municípios visitados.

07 de julho de 2015 – Visita Técnica – Bom Jesus do Galho/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Bom Jesus do Galho/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA.

06 de julho de 2015 – Visita Técnica – Joanésia/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Joanésia/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA.

06 de julho de 2015 – Visita Técnica – Braúnas/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Braúnas/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA

03 de julho de 2015 – Visita Técnica – Açucena/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Açucena/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA.

02 de julho de 2015 – Tarde – Visita Técnica – Virgolândia/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Virgolândia/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA.

02 de julho de 2015 – Manhã – Visita Técnica – Coroaci/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Coroaci/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA.

02 de julho de 2015 – Manhã – Visita Técnica – Divinolândia de Minas/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Divinolândia de Minas/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA.

01 de julho de 2015 – Visita Técnica – Santo Antônio do Itambé/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Santo Antônio do Itambé/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA

30 de junho de 2015 – Tarde - Visita Técnica - Materlândia/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Materlândia/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA

30 de junho de 2015 – Manhã - Visita Técnica – Rio Vermelho/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Rio Vermelho/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA.

29 de junho de 2015 – Visita Técnica - Coluna/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Coluna/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com apoio do Instituto CENIBRA.

25 de junho de 2015 – Tarde - Visita Técnica - Peçanha/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Peçanha/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com o apoio do Instituto CENIBRA.

25 de junho de 2015 – Manhã - Visita Técnica - Senhora do Porto/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Senhora do Porto/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com o apoio do Instituto CENIBRA.

24 de junho de 2015 – Visita Técnica - Ferros/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Visita Técnica ao Município de Ferros/MG para execução da Etapa de Pré-produção – preparação do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”, aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela CENIBRA e com o apoio do Instituto CENIBRA.

23 de junho de 2015 – Belo Horizonte/MG
 Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”

Iniciada em 01 de junho de 2015, a execução do Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página” entrou na fase de realização das visitas técnicas aos municípios beneficiados.

Esta etapa é a de Pré-produção – preparação e preconiza o diálogo com os municípios acerca dos objetivos do Projeto Cultural e os resultados desejados, bem como realizar uma leitura da realidade de cada localidade, tanto na área da Educação como também em aspectos pontuais de cunho Psicossocial.

A mobilização do público‐alvo, a definição dos locais aonde ocorrerão ações técnicas e o Plano de Divulgação – Rádio/Jornal/Internet também são tópicos abordados nesta fase da execução.

O período de 01 a 22 de junho foi reservado ao desenvolvimento das atividades de Assessoria de Comunicação quando os profissionais contratados prestaram serviços nas áreas de Publicidade/Propaganda e Ilustrações no desenvolvimento de identidade visual, bem como na aplicabilidade padrão preconizada na Lei de Incentivo à Cultura para utilização das marcas do Governo Federal, da parceira patrocinadora CENIBRA e do Instituto CENIBRA, entidade apoiadora do Projeto.

14 a 21 de junho de 2015 – Centro Cultural Palace - Ribeirão Preto/SP
 15ª Feira Nacional do Livro

A participação na 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto/SP foi um dos momentos marcantes de 2015. Além da primeira exposição das obras “Primeiro você sonha, depois você dorme” e “As minhas aventuras com Lili e Tedy” em evento desta natureza, toda a programação da Feira contribuiu para a troca de saberes, a ampliação do debate sobre o riquíssimo tema “Encontro dos tempos. Novos olhares sobre o passado, presente e o futuro” e o estímulo à multiplicação das ideias apresentadas pelos autores que ministraram conferências sobre o tema à luz de seus livros publicados ou objetos de estudo.

 09 de junho de 2015 - Escola Estadual Rosarinha Pimentinha - Capelinha/MG
 Encontro com Alunos e Familiares

11653260_910797655625786_1058083408_n.jpg

A Psicanalista Marli Andrade foi recebida na Escola Estadual Rosarinha Pimentinha com um belíssimo painel de boas-vindas e cartazes alusivos às suas publicações, expostos pelos corredores da Escola até a quadra onde os alunos a aguardavam.

Marli Andrade, muito emocionada pelo carinho com que foi recebida, falou para as crianças sobre a importância da leitura, da crença no positivismo e na necessidade de concentração para conseguir colocar em prática os sonhos que cada uma possui. Deixou como principais dicas: ler, colorir e desenhar, explicando os benefícios de cada uma destas ações.

Em seguida ministrou a palestra “O ponto de equilíbrio na educação dos filhos e a importância de incentivar a leitura” para pais e familiares dos alunos.

02 de junho de 2015 – Câmara Municipal - Capelinha/MG
 Parlamento Jovem

À convite das monitoras Marize, Flávia e Magna, Marli Andrade participou da oficina do Parlamento Jovem que neste ano tem como tema: Segurança Pública e Direitos Humanos.

A partir do tema do dia “As novas perspectivas da atuação da Polícia” sinalizou a importância da análise de nosso próprio comportamento. Assim como na maior parte do tempo, pensamos em estratégias para que o “outro” execute. O que é demasiadamente complexo porque para pensar na atuação do “outro” é preciso pensar primeiro em si mesmo; e a maioria não o faz.

Indicou caminhos, portanto, para o alcance do autoconhecimento, equilíbrio emocional e melhoria nas relações interpessoais, além de convidar, por meio de dinâmicas, para compreenderem a influência do inconsciente no momento das tomadas de decisões.

Em seguida participou de um rico debate referente ao tema.

01 de junho de 2015 – Escola Estadual Doutor Alfredo Sá - Água Boa/MG
 I Circuito de Palestras Sind UTE Subsede Capelinha/MG
 Encontro de valorização e fortalecimento dos profissionais em Educação Estadual

O município de Água Boa sediou o 4º evento do I Circuito de Palestras promovido pelo Sind UTE Subsede Capelinha/MG na Escola Estadual Doutor Alfredo Sá que recebeu o “Encontro de valorização e fortalecimento dos profissionais em Educação Estadual”.

A interação entre os participantes foi marcante e um proveitoso debate sobre a atuação do Sind UTE junto à categoria enriqueceu o evento.

A Psicanalista Marli Andrade ressaltou que o objetivo da atividade é justamente promover as interações interpessoais e a melhora nas relações entre os profissionais em Educação Estadual, valorizando a categoria e contribuindo para a busca do real sentido da valorização e fortalecimento profissional.

31 de maio de 2015 – Ministério da Cultura - Brasília/DF

  Término da captação dos recursos financeiros para o Projeto Cultural  “Criança que lê   constrói uma  sociedade melhor a cada página”, sendo o patrocínio exclusivo da   CENIBRA, com o apoio cultural do Instituto CENIBRA.

O projeto

O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, é realizado pela Psicanalista, Psicopedagoga e Doutora em Psicologia Social Marli Andrade, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura dos municípios e conta com o patrocínio da CENIBRA e o apoio do Instituto CENIBRA. Serão beneficiados 14 municípios da região Leste de Minas Gerais.


Como funciona o projeto

Em cada município beneficiado, Marli Andrade ministra palestra para familiares das crianças, dentro da idade previamente definida com os gestores e profissionais da educação, com contribuições para a busca do equilíbrio emocional e a promoção do fortalecimento de vínculos desde a primeira infância e ocorre a distribuição gratuita da coleção cultural “As minhas aventuras com Lili e Tedy” para que as crianças levem para suas casas com o objetivo de incentivar que seus lares se tornem ambientes leitores e possibilitar que tenham contato com material cultural educativo que favoreça a conquista da autonomia através do autoconhecimento e entendimento das relações interpessoais, interferindo positivamente na formação das gerações futuras.


A coleção cultural As minhas aventuras com Lili e Tedy

Composta por 10 livros para ler, desenhar e colorir possui técnicas psicossociais e fomenta a prática da Pseudoleitura, levando a criança a ter acesso à material cultural específico quanto aos temas de autoconhecimento, equilíbrio emocional e relações interpessoais, de forma clara e objetiva, respeitando a cultura de cada um. Objetivando também auxiliar os pais na educação dos filhos quanto ao seu crescimento, contribuindo para o desenvolvimento autônomo, com autoestima e habilidade de interação social. As ilustrações são de Luís Carlos Óliver que priorizou traços capazes de incentivar a criança se sentir estimulada a desenhar.


A CENIBRA

CENIBRA, fundada em 1973, é uma das maiores produtoras de celulose do Brasil e está localizada no leste de Minas Gerais, em Belo Oriente, atuando em 54 municípios, onde desenvolve diversos projetos socioambientais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região.


O Instituto CENIBRA

Fundado em 2002, o Instituto CENIBRA tem como missão promover ações de apoio à cidadania, ao bem-estar coletivo, ao desenvolvimento social, ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida da população. O Instituto prioriza o desenvolvimento integrado dos 54 municípios de atuação, por meio de ações determinadas a partir da dispersão geográfica da base territorial, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a vocação econômica e identidade cultural das comunidades.

28 de maio de 2015 – Escola Estadual José Bento Nogueira - Minas Novas/MG
 Circuito de Palestras Sind UTE Subsede Capelinha/MG
 Encontro de valorização e fortalecimento dos profissionais em Educação Estadual

Em Minas Novas, o clima festivo tomou conta da Escola Estadual José Bento Nogueira durante mais um evento promovido pelo Sind UTE Subsede Capelinha/MG no I Circuito de Palestras com o "Encontro de valorização e fortalecimento dos profissionais em Educação Estadual".

A proposta visa contribuir para consolidar as práticas já existentes na Instituição e agregar novas ações para a construção de uma política consistente de recursos humanos. Justamente no momento em que todos buscam estratégias em que seja evidente a percepção da instituição não como um agrupamento de indivíduos, mas ir além, proporcionando que as pessoas que nela trabalham possam reconhecer seus desafios pessoais, colaborando para uma maior e melhor qualidade de vida dentro de uma dinâmica positiva que favoreça todo o grupo, e consequentemente, toda a Instituição; onde cada um seja capaz de identificar o real sentido de seu trabalho e vida.

Finalizando o Encontro, a Psicanalista Marli Andrade sorteou entre participantes exemplares do seu livro Primeiro você sonha, depois você dorme e também de outra obra sua, a Coleção Infantojuvenil As minhas aventuras com Lili e Tedy.

23 de maio de 2015 – Escola Estadual Augusto Barbosa – Angelândia/MG
 I Circuito de Palestras Sind UTE Subsede Capelinha/MG
 Encontro de valorização e fortalecimento dos profissionais em Educação Estadual

Na Escola Estadual Augusto Barbosa, em Angelândia, ocorreu mais uma etapa do I Circuito de Palestras promovido pelo Sind UTE Subsede Capelinha/MG. A Psicanalista Marli Andrade enfatizou que a proposta é mais que mudança de conceitos, mudança de políticas ou mudança de filosofia de trabalho. A proposta é de valorização e potencialização do “ser” que tem emoções, sentimentos, sensibilidade e muitos sonhos de conquistas. Alcançáveis por meio da utilização de técnicas para a conquista do autoconhecimento, equilíbrio emocional e estratégias para a interação social com mais transparência, equilíbrio e, por conseguinte, qualidade de vida.

20 de maio de 2015 – Escola Estadual Lauro Machado - Turmalina/MG
 I Circuito de Palestras Sind UTE Subsede Capelinha/MG
 Encontro de valorização e fortalecimento dos profissionais em Educação Estadual

O Sind UTE Subsede Capelinha/MG iniciou o I Circuito de Palestras, nos municípios dentro da área geográfica de sua influência, sob o tema “Encontro de valorização e fortalecimento dos profissionais em Educação Estadual”.

Em Turmalina a atividade aconteceu na Escola Estadual Lauro Machado e contou com a presença de profissionais de todas as escolas da Rede Estadual de Ensino do município.

Com o objetivo de disponibilizar técnicas e estratégias para que os profissionais alcancem o real sentido da valorização e fortalecimento profissional, a Psicanalista Marli Andrade apresentou métodos para que os participantes sejam capazes de desenvolver uma nova forma de olhar a si mesmo e ao outro, estimular e melhorar a comunicação, potencializar o trabalho em Equipe, dentre outros assuntos abordados.

08 de maio de 2015 - Escola Estadual Hermínia Eponina da Silva - Capelinha/MG
 Encontro com Familiares 

No Encontro com Familiares da Escola Estadual Hemínia Eponina Marli Andrade ministrou a palestra "O ponto de equilíbrio na educação dos filhos e a importância de incentivar a leitura" aonde abordou a importância do incentivo da leitura como instrumento de desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto intelectual quanto das interações sociais, e formação de um ambiente leitor em seus lares, que promova o equilíbrio emocional e as relações interpessoais positivas.

 07 de maio de 2015/Noite - Escola Estadual Professor Antônio Lago - Capelinha/MG
 "Projeto de leitura ler para aprender - Hora de leitura"

Em palestra ministrada para público estudante que atuará com Educação Infantil na Primeira Infância, Marli Andrade ressaltou a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças, bem como um hábito que deve ser adquirido pelos profissionais  que atuarão com a na Primeira Infância.

Foi abordada a temática do seu livro "Primeiro você sonha, depois você dorme" e apresentada a Coleção Infantojuvenil "As minhas aventuras com Lili e Tedy" que possui estratégias para que as crianças possam alcançar o equilíbrio emocional e a autonomia, bem como métodos para o verdadeiro exercício da cidadania.

07 de maio de 2015/Manhã - Escola Estadual Professor Antônio Lago - Capelinha/MG
 "Projeto de leitura ler para aprender - Hora de leitura" 

Durante a abertura do "Projeto de leitura ler para aprender - Hora de leitura", a Psicanalista Marli Andrade foi homenageada e relembrou a época em que era estudante da Escola Estadual Professor Antônio Lago, aonde cursou o Ensino Fundamental e o também o Médio, revivendo sua adolescência e transmitindo para os alunos a importância da leitura na formação do ser humano.




NATUREZA

"Para fazer um pêssego é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha; muitas noites e muitos dias; e sol e chuva; pétalas rosadas com pólen - tudo para que possamos conhecer em poucos minutos o sabor dessa deliciosa fruta."

Como exemplo da natureza temos aqui presente hoje uma pessoa muito especial: Mãe, Capelinhense, Psicanalista e Psicopedagoga, Doutoranda em Psicologia Social e Escritora.

Não poderíamos contar com presença mais marcante do que a nossa querida Marli Andrade.

Nasceu em Capelinha, subiu os primeiros degraus, cresceu, adquiriu conhecimentos, bateu asas e voou para o mundo....

Os nossos aplausos!

Escola Estadual Professor Antônio Lago

 04 de maio de 2015 - TV Horizonte - TV Aparecida - Belo Horizonte/MG
 Programa Dedo de Prosa com Juarez Elisiário

No Dedo de Prosa, a participação da Psicanalista Marli Andrade abordou assuntos relatados no seu livro "Primeiro você sonha, depois você dorme"  como estratégias relacionadas com o tema do dia no programa: "Escolhas para uma vida melhor". 

Assista ao programa na WEBTV Dedo de Prosa

 28 de abril de 2015/Tarde - Pré Escolar Municipal Cantinho Feliz Acácias - Capelinha/MG
 Apresentação da Coleção Infantojuvenil "As minhas aventuras com Lili e Tedy"
28 de abril de 2015/Manhã - Pré Escolar Municipal Cantinho Feliz Acácias - Capelinha/MG
 Apresentação da Coleção Infantojuvenil "As minhas aventuras com Lili e Tedy"

Prosa com as crianças do pré escolar e apresentação da Coleção Infantojuvenil "As minhas aventuras com Lili e Tedy". O intuito foi o de incentivar a leitura desde a primeira infância para que cresçam concentradas, felizes e com equilíbrio emocional.

 27 de abril de 2015 - Escola Estadual Professora Geralda Otoni Barbosa - Capelinha/MG
 Comemoração do Trintenário

O convite para participar das comemorações dos 30 anos da Escola Estadual Geralda Otoni Barbosa foi feito pela Diretora Helene Barbosa e apoiado pelo SindUTE Subsede Capelinha, sendo que na oportunidade a Psicanalista Marli Andrade ministrou palestras para o alunado do Ensino Fundamental I abordando a importância da leitura na formação da personalidade das crianças com autoestima e equilíbrio emocional.

17 de abril de 2015 - Escola Estadual Hermínia Eponina da Silva - Capelinha/MG  
 Apresentação da Coleção Infantojuvenil "As minhas aventuras com Lili e Tedy"


Durante visita à Escola Estadual Hermínia Eponina da Silva foi realizada a apresentação da Coleção Infantojuvenil "As minhas aventuras com Lili e Tedy" para as crianças do Ensino Fundamental I. A iniciativa foi possível com o apoio da Diretora Ângela e Supervisoras, dentro das ações de incentivo à cultura e à leitura.

11 de abril de 2015 - Feira Cultural - Angelândia/MG 
 Lançamento da Coleção Infantojuvenil “As minhas aventuras com Lili e Tedy” 

Durante a Feira Cultural de Angelândia, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi lançada oficialmente a Coleção Infantojuvenil "As minhas aventuras com Lili e Tedy" na terra natal do ilustrador e parceiro Luis Carlos Óliver.

 10 de abril de 2015  – Espaço Ativa Idade - Capelinha/MG
 Lançamento da Coleção Infantojuvenil “As minhas aventuras com Lili e Tedy”

Em evento no Espaço Ativa Idade, localizado em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, foi realizado o lançamento da Coleção Infantojuvenil “As minhas Aventuras de Lili e Tedy”, de autoria da Psicanalista Marli Andrade e com ilustrações de Luis Carlos Óliver, jovem talento da cidade de Angelândia/MG.

A coleção é composta por dez livros para que as crianças possam ler, desenhar e colorir, a partir dos títulos: “O meu jeitinho de ser”, “Amiguinhos do meu coração”, “Escolher é tão bom”, “Família, meu primeiro amor”, “Eu sou assim: feliz!”, “As poderosas palavrinhas mágicas”, “O que eu vou ser quando crescer?”, “Venha, vamos vencer juntos!”, “Um abraço resolve tudo” e “Ai, como a vida é boa”.

O objetivo da obra, segundo Marli Andrade, é possibilitar às crianças o contato com material cultural educativo que propõem técnicas para que as crianças se apropriem da leitura, conquistem a autoestima, criem o gosto pela leitura e pelos estudos, prime pelo bom comportamento e qualidade nas relações sociais.

Favorecer a conquista da autonomia através do autoconhecimento e entendimento das relações interpessoais e a apropriação de técnicas Psicossociais constantes na coleção cultural proporcionarão resultados positivos na sociedade porque a criança educada num ambiente cultural positivo é capaz de interferir positivamente na formação das gerações futuras.

31 de março de 2015 - ICEx/UFMG - Belo Horizonte/MG
 1º Encontro de Valorização e Fortalecimento dos Profissionais do ICEx/UFMG


Com auditório lotado, a psicanalista Marli Andrade ministrou palestra no Instituto de Ciências Exatas sobre as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho.

Com ritmo descontraído, a doutoranda em psicologia social abordou dentre outros temas a dificuldade de adaptação no ambiente de trabalho e a importância de se estimular a criatividade.

O encontro durou aproximadamente duas horas e agradou o Depto. de Ciência da Computação. Por e-mail, a secretária do Depto. escreveu: “Levamos vários pontos positivos que acho que influenciarão o trabalho de todos para melhor, com isso ganhamos nós, o DCC, o ICEx e a UFMG.”

Maria Clara também aprovou a iniciativa. A recepcionista trabalha no Instituto a menos de um ano e conseguiu identificar na palestra uma serie de pontos que podem contribuir para o seu bem-estar no trabalho. Sobre a criatividade, ponto que mais atraiu a terceirizada na palestra, Maria disse: “a gente está tão preso a uma forma de fazer o trabalho que acaba desprezando alternativas que podem tornar nosso tempo de serviço muito mais produtivo”.

A Pro-Reitoria de Recursos Humanos também elogiou a iniciativa. Em sua fala na abertura do encontro, a Pro-Rh destacou a importância de estimular a união entre os funcionários administrativos e promover a valorização da classe. Ainda segundo a Pro-Reitoria, a universidade atravessa um momento de mudança na maneira como se enxerga o servidor na estrutura acadêmica e eventos como o do ICEx reafirmam a centralidade do papel desses atores da vida acadêmica.

O primeiro 1° Encontro de Valorização e Fortalecimento dos Profissionais Técnico-Administrativos do ICEx/UFMG aconteceu ontem, as 10h, no auditório III do ICEx. Pra você que perdeu, já existem planos para que, em breve, haja uma segunda edição.

Fonte: http://www.icex.ufmg.br/

25 de fevereiro de 2015 - Ministério da Cultura - Brasília/DF
 Aprovação do PRONAC 1414217 - Projeto Cultural “Criança que lê constrói uma  sociedade melhor a cada  página” 

O Ministério da Cultura, através do PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura - conjunto de políticas públicas instituídas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, aprovou no dia 24 de fevereiro o Projeto cultural “Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”.

A psicanalista Marli Andrade é a proponente junto ao Governo Federal e atuará como Coordenadora de Produção do Projeto.

A Coordenação Geral estará a cargo do Administrador e Gestor de Projetos Paulo Henrique Silva.

O projeto irá distribuir gratuitamente a coleção cultural 'As minhas aventuras com Lili e Tedy', composta por 10 livros p/ ler, desenhar e colorir, fomentando a prática da Pseudoleitura como tema transversal para o alunado da Primeira Infância das Redes Municipais de Ensino e APAEs de 14 municípios do Estado de Minas Gerais.

A obra de autoria da psicanalista Marli Andrade será disponibilizada para 3.000 crianças beneficiárias do projeto e o objetivo é possibilitar a estas crianças o contato com material cultural educativo que favoreça a conquista da autonomia através do autoconhecimento e entendimento das relações interpessoais, através da apropriação de técnicas psicossociais constantes na coleção cultural, que proporcionarão resultados positivos na sociedade porque a criança educada num ambiente cultural positivo é capaz de interferir positivamente na formação das gerações futuras.

Com o deferimento do Ministério da Cultura, o projeto agora entra na fase de captação dos recursos financeiros através do grande destaque da Lei Rouanet que é a politica de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa física) aplicarem uma parte do Imposto de Renda devido em ações culturais.

23 de fevereiro de 2015 - 1ª Semana Psicossocial  
 Prefeitura Municipal - Secretaria de Desenvolvimento Social - Tupaciguara/MG

Entre os dias 23 de fevereiro e 03 de março, a Prefeitura Municipal de Tupaciguara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu a 1ª Semana Psicossocial, sendo que o evento foi uma ação do Projeto “Crianças do futuro, educadas por Mães do agora” e realizado com recursos oriundos das políticas públicas do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social / MDS.


Por meio de encontros, debates, palestras e oficinas, foram abordados os temas relativos aos benefícios da leitura para crianças da primeira infância, além de disponibilizar para 1.000 crianças da Rede Municipal de Educação a Coleção Infantil "As minhas aventuras com Lili e Tedy", contendo dez livros para ler, desenhar e colorir.

 29 de janeiro de 2015 - Curso Excelência no Atendimento - Sicoob Credifor - Piumhi/MG

Dois dos tópicos abordados durante o Curso Excelência no Atendimento, ministrado na Sala de Treinamentos do Sicoob Credifor - Filial Piumhi,  foram "Os 7 pecados capitais no atendimento" e "Os 7 comportamentos que salvam o atendimento".

 28 de janeiro de 2015 - Curso Excelência no Atendimento - Sicoob Credifor - Formiga/MG

Dentro da modalidade de prestação de serviços in company, foi ministrado o Curso Excelência no Atendimento para todos os funcionários do Sicoob Credifor.

As atividades ocorreram nas cidades de Formiga e Piumhi, localizadas na Região Oeste de Minas Gerais, e o conteúdo programático foi customizado com ênfase na administração da Gestão Intra e Interpessoal e objetivou que cada profissional compreenda a necessidade da promoção de uma nova condução emocional que não esteja atenta somente à transmissão do saber tecnológico e realização automática de suas ações, mas que também desperte o interesse de aprender a gerir pressões, emoções e sentimentos, na tentativa de lhes permitir alcançar estados emocionais que facilitam desempenhos eficazes e funcionais, sobretudo, no momento do atendimento ao associado Sicoob Credifor.